Medicina de Família e Comunidade

Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade - UFSCar

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=OzX8Ple57x0 

O Programa:

O Programa e Residência Médica (PRM) em Medicina de Família e Comunidade (MFC) da UFSCar busca formar o profissional médico em consonância com a realidade da população brasileira, levando em conta as suas necessidades de saúde, doenças de maior prevalência nas diferentes etapas do ciclo vital. Nesse sentido, contempla estratégias para ampliar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde para o enfrentamento dessas necessidades e problemas de saúde da população de São Carlos e região, além de capacitar todos os profissionais dos serviços de saúde que de alguma maneira contribuem para a formação pós-graduada dos profissionais.

O PRM em MFC da UFSCar é desenvolvido em parceria entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde e na sua construção considera o contexto local, o perfil sócio-demográfico e epidemiológico, bem como a organização da Rede de Cuidado à Saúde do Município.

Pressupõe uma articulação cooperativa com o curso de Medicina da UFSCar e dá continuidade a um movimento ampliado e integrado de transformação das práticas educacionais e de formação na área da saúde na Universidade. Nesse sentido, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, também objetiva influenciar a construção de novos modelos educacionais, de pesquisa e de cuidado, implicando na melhoria da prestação de serviços oferecidos à população da cidade e região.

Apresenta uma inovadora organização curricular que aborda uma íntima articulação entre teoria/prática, sem subordinações. Utiliza uma abordagem pedagógica construtivista e fundamentada na aprendizagem significativa e de adulto. Focaliza metodologias ativas de aprendizagem tanto na formação de residentes como na educação permanente de tutores e preceptores. Utiliza laboratórios com uma concepção voltada ao estudo auto-dirigido e ao desenvolvimento da prática profissional.

 

Cenários:

Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital Universitário - UFSCar (HU-UFSCar), Unidade de Saúde Escola da UFSCar (USE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  entre outros.

 

Corpo docente:

Conta com sete docentes do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar especialistas em Medicina de Família e Comunidade e preceptores com Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, além de docentes de outras áreas com alta qualificação.

 

Credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Médica - Ministério da Educação:

O Programa de Residência em MFC da UFSCar está credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Ministério da Educação. O financiamento das bolsas destinadas aos residentes é feito pelo próprio Ministério da Educação.